Um novo olhar de QA para uma equipe multidisciplinar

Há algum tempo, compartilhei aqui no blog um pouco da experiência de QA vs Dev na Take, e também comentei um pouco sobre como é trabalhar em equipes multidisciplinares no blog ChatbotsBrasil.

Hoje venho compartilhar com vocês um pouco mais sobre como é trabalhar em times com pessoas de várias áreas diferentes — e como esta equipe precisa de um QA com outra visão.

Primeiramente, para contextualizar, a equipe com que trabalho possui pessoas das áreas de Negócios, Suporte, Infra, BI, DBA, Devs e eu, de QA. Esse time é responsável por manter os nossos produtos lançados e em produção em funcionamento, além de realizar manutenções e lançamentos de várias features.

Nele, trabalhamos com o Scrum adaptado para nossa realidade, em que cada área/especialidade tem suas reuniões diárias, de entregas e retrospectivas separadas, com exceção do time de P&D (que engloba áreas de Negócios, Devs e QA).

Então, neste post, vou detalhar um pouco mais a de P&D, pois é nela que estou! \o/

Nas reuniões de entrega, como muitos já devem saber, realizamos a apresentação do que foi desenvolvido durante a sprint e priorizamos as atividades do backlog que serão desenvolvidas na próxima. Até aqui é uma maravilha, pois conseguimos ter uma previsão de tudo que vai ser entregue — e, de preferência, no prazo certo.

Mas aí, nós de QA abrimos aquele chamado, que precisa entrar no meio da sprint, e pensamos: “Nossa, vai atrapalhar tudo…”

Porém, nem sempre isso acontece; justamente por estarmos todos no mesmo time. Isso deixa o trabalho mais fácil, pois estamos muito mais alinhados sobre os produtos, a qualidade e os nossos objetivos, facilitando a compreensão sobre criticidade e sobre a melhor medida a ser adotada para não afetar os produtos já em produção e a entrega do time.

Conseguimos nos comunicar melhor, entender mais a dor do outro, estar mais focados e alinhados nos objetivos do time e na qualidade dos produtos em produção.

Sobre a qualidade dos produtos, eu, como QA desse time, preciso ter um perfil cada vez mais analítico e multidisciplinar, que goste de atuar em diversas áreas e de diversas formas. Afinal, muitas vezes eu vou acompanhar os relatórios com as informações de receitas e crescimento dos produtos, os gráficos de consumo de memória das máquinas, a ferramenta de monitoramento do suporte, além das atividades de um QA realizando os testes de histórias, chamados, tarefas e a criação e manutenção dos testes automatizados, que ajudam demais o nosso dia a dia.

Outro ponto importante é ter um conhecimento aprofundado dos produtos, conhecendo os fluxos, funcionalidades principais e as regras de negócios, o que nos dá clareza do funcionamento e nos permite “pensar” em como tornar a experiência do usuário melhor.

Uma das características desse time de Operações é a busca por automatizar sempre as nossas atividades operacionais, para gerarmos cada vez mais valor, seja para nosso time ou para o produto em si.

Essas características (e o perfil dos profissionais nesse time) são essenciais, pois percebo que cada dia mais as empresas estão em busca de profissionais experts em sua área, mas que também saibam um pouco mais de outras, para poder contribuir com sugestões, melhorias ou até mesmo colocando a mão na massa!

Sobre o(a) autor(a)

André Dutra
André Dutra

Apaixonado por tecnologia, principalmente pela área de testes. Trabalha na área de teste desde 2011, hoje como analista de QA na Take, é responsável por homologar e criar testes automatizados dos produtos, sejam apps, web, sms… Participou do Software Testing World Cup 2014, na equipe The Bug Buster composta pela Letícia, Samantha (QA) e Rhamon (PO), conquistando o 4º lugar na etapa South America, com o prêmio de Most Useful Test Report.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

by Take ® 2015 | Todos os direitos reservados.linkedin